Prótese removível x prótese fixa sobre implantes: qual escolher?

Prótese removível x prótese fixa sobre implantes

A falta de dentes, além da evidente perda na estética do seu sorriso, pode causar problemas no aparelho digestivo por impedir uma mastigação adequada.

As ausências dentárias podem ser o motivo de uma extração por um profissional ou sua própria queda natural devido ao mau estado do dente; e isso pode ter várias causas, como doenças periodontais, cáries, traumas ou infecções tão avançadas que o dentista não consegue salvá-lo de outra forma.

Essas ausências, embora possam ocorrer em qualquer fase da vida, tendem a ser mais comuns nas idades avançadas. Existem vários métodos para ajudá-lo a manter o seu sorriso, mas hoje vamos nos concentrar nas próteses.

Graças à prótese dentária você recuperará um novo visual e um novo sorriso. Ficou interessado no assunto? Então, Continue a leitura!

Prótese dentária fixa ou removível, o que é melhor?

Dependendo da situação de cada paciente, o especialista pode recomendar um ou outro tipo de prótese após fazer um diagnóstico preciso e examinar cuidadosamente cada caso.

Prótese fixa

Quando falamos de próteses fixas, referimos àquelas que se ligam a implantes cujo processo de integração com o osso e os tecidos foram realizados cirurgicamente. Posteriormente, as próteses são parafusadas nas bases dos implantes para que não sofram movimentos ou vibrações.

A principal vantagem das próteses fixas, é que são totalmente submetidas a um suporte integrado ao osso maxilar, o que evita qualquer tipo de deslocamento devido às vibrações do corpo ou à mastigação. Da mesma forma, graças ao suporte, além de impedir a mobilidade dentária, a absorção óssea causada pela perda de dentes também é contrariada.

Por outro lado, esteticamente, as próteses fixas oferecem um aspecto mais natural, pois possuem uma base semelhante a um dente natural, o que tornará mais difícil para qualquer pessoa perceber a diferença.

Porém, o tratamento de colocação desse tipo de prótese pode demorar entre 10 e 12 semanas, pois é necessária uma recuperação pós-cirúrgica.
“A aplicação de implantes depende da qualidade e da quantidade de osso que o Paciente apresenta”.

Características de uma prótese fixa

  • Segurança: fixa-se muito bem, é seguro ao falar e mastigar, sem risco de desprendimento. Só é retirado para manutenção nos tempos indicados pelo especialista.
  • Higiene: a limpeza deve ser mais exaustiva do que quando se tem dentes naturais, pois deve-se usar fio dental e acessórios de higiene bucal específico.
  • Conforto: não perde o ajuste, não tem paladar e é bastante estético.
  • Fixação: deve haver de 4 a 6 implantes na mandíbula superior e no mínimo 4 implantes dentários na mandíbula inferior.

Prótese removível sem implantes

Quando falamos em prótese removível sem implantes, nos deparamos com uma opção que o paciente pode retirar e colocar na boca quantas vezes desejar. Esse tipo de opção foi uma das pioneiras no desenvolvimento de próteses e, apesar de ser um tanto estigmatizada, hoje são muitas as opções que permitem ao paciente desfrutar de uma prótese confortável e discreta que também lhe permite continuar com sua vida normal.

Uma vez que todos os dentes do paciente foram extraídos, é possível que este venha a usar uma prótese sem implantes, previamente modelada e com todos os ajustes para que o paciente tenha todo o conforto com sua prótese removível.

É uma prótese confortável que da mesma forma pode ser total ou parcial. No caso da prótese parcial sem implantes, ela pode ser semifixada com os próprios dentes por meio de uma espécie de conectores menores. Esses conectores também farão com que seus dentes pareçam muito mais naturais.

Próteses totais sem implantes também oferecem benefícios ao paciente e podem ajudar na transição para uma prótese fixa.

Características de uma prótese removível

  • Você não precisa de nenhum sedativo.
  • Pode ser retirado a qualquer momento.
  • As próteses podem ser limpas mais facilmente.

Que tipo de prótese é melhor?

Para escolher a prótese dentária que melhor se adapta às suas necessidades, é aconselhado que um profissional avalie seu caso para recomendar a alternativa mais adequada. Somente um especialista qualificado está apto a indicar qual o melhor tratamento.

Os pacientes que não possuem nenhum dente, por exemplo, não podem usar uma prótese fixa porque não é possível encaixá-la. Nesse caso, a solução seria a prótese removível ou a colocação de implantes.

O mais importante é que ambos os tipos de prótese dentária, terão um impacto positivo na sua vida, trazendo o seu sorriso de volta e ajudando você a se sentir bem novamente, além de trazer de volta uma mastigação adequada de alimentos.

Precisa de mais informações sobre próteses dentárias?

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre qual tipo de prótese escolher, não hesite em nos contatar. Aqui na Biodontos, estudaremos seu caso e proporemos a melhor alternativa, sempre priorizando suas necessidades. Agende agora sua avaliação!

E se você deseja saber mais sobre próteses dentárias, continue a acompanhar o nosso blog!

Agende aqui uma

avaliação