Implante de carga imediata: tudo que você precisa saber

Implante de carga imediata

Você já ouviu falar em implante de carga imediata? É um dos métodos mais inovadores do mercado, que permite a colocação de uma prótese provisória (fixa) em menos de 24 horas.

Atualmente, esse tipo de tratamento é a opção mais rápida para restaurar dentes perdidos, acelerar a osseointegração e cicatrização, proporcionar conforto ao paciente e eliminar problemas cosméticos causados ​​pela perda dentária. Interessante não é mesmo?

Aqui estão todos os detalhes dessa técnica que reduz o desconforto pós-operatório e melhora a autoestima do paciente quase que imediatamente. Confira!

Implantes de carga imediata, em que consistem?

Em essência, os implantes de carga imediata, comumente conhecidos como “implantes de um dia”, são idênticos aos usados ​​no tratamento tradicional com implantes.

No entanto, a grande diferença dos implantes de carga imediata é que eles permitem que você substitua a peça imediatamente. Em cerca de uma hora nos casos simples ou no máximo 24 horas nos casos mais complexos, você poderá desfrutar de seus novos dentes, esteticamente perfeitos e totalmente funcionais.

Implantes de carga imediata podem ser aplicados em caso de:

  • Extração de um ou mais dentes:quando uma ou mais peças estão danificadas e precisam ser extraídas, os implantes permitem aproveitar a intervenção para substituir a peça simultaneamente.
  • Substituição de dentes perdidos há muito tempo:as implantações também podem ser colocadas para substituir dentes perdidos.

Se a técnica usada for correta e uma série de condições mínimas forem satisfeitas, os implantes dentários são tão confiáveis ​​e duráveis quanto aqueles implantados de acordo com o procedimento usual.

Processo na colocação de implantes

O tratamento com implantes de carga imediata passa por vários processos. Dentre eles podemos destacar:

  • Avaliação e diagnóstico:é realizada uma avaliação do paciente em que se determina se este é o tratamento mais adequado. Para isso, os especialistas realizam diversos estudos como tomografia, radiografias, escaneamento etc.
  • Colocação dos implantes:com anestesia local, os especialistas realizam uma pequena intervenção para inserir o número de implantes que considerar adequado, de acordo com a quantidade e posição dos dentes a serem substituídos.
  • Sobre os implantes dentários serão colocados os chamados pilares transepiteliais, que servirão de base para a prótese dentária.
  • Preparação da prótese provisória:antes da colocação dos implantes é feita uma prótese provisória que se adapta às características pessoais de cada paciente.
  • Colocação provisória da prótese:por fim, a prótese é fixada nos implantes. Esta prótese funcionará desde o primeiro momento (ao contrário das próteses removíveis), o que dará ao paciente mais segurança, até que ocorra o processo de integração do implante.
  • Colocação das próteses definitivas:o tempo aproximado de osseointegração é de 3 a 4 meses e após esse tempo será colocada a prótese
  • Manutenção e higiene:a manutenção das próteses sobre implantes (boa higiene, limpezas, revisões) é essencial para o sucesso e durabilidade deste tratamento.

Vantagens da implantologia de carga imediata

Os implantes de carga imediata, apresentam muito mais vantagens do que os tratamentos com próteses convencionais removíveis:

  • Recuperação de dentes na primeira intervenção (48 horas), oferecendo saúde, estética e conforto no momento.
  • Melhora a estética do paciente, devolvendo o seu sorriso. Isso se traduz em maior qualidade de vida e aumento da autoestima.
  • A função de voz também é renovada nos casos que foram afetados pela falta de dentes.
  • O uso de próteses removíveis é evitado pelos seus múltiplos inconvenientes, como ter que retirá-las para dormir ou realizar uma higiene especial.
  • Adaptação adequada e progressiva à prótese definitiva.
  • Não causa desconforto ou feridas.

Desvantagens de acordo com critérios médicos

Não é realmente uma desvantagem, mas esses implantes só podem ser colocados em pacientes que atendam aos critérios médicos estabelecidos. Portanto, é essencial avaliar:

  • A quantidade e qualidade ideais de tecido ósseo.
  • Se a morfologia e a superfíciesão adequadas.
  • Estabilidade primária do
  • Fatores oclusais

Se esses critérios não forem levados em consideração, problemas com os implantes podem surgir a médio-curto-longo prazo.

Por este motivo, a avaliação e o estudo prévio do dentista é muito importante para informar sobre as possibilidades de sucesso.

Embora os implantes de carga imediata tenham muitas vantagens, é melhor consultar um profissional de confiança sobre a melhor solução para o seu caso e ser orientado por seus conselhos profissionais.

Escolha uma clínica especializada em implantes dentários

Biodontos está entre as melhores clínicas de implantes dentários, pois conta com profissionais de excelência e a mais alta tecnologia a serviço do conforto e comodidade do paciente. Portanto, se você está me busca de um dentista especializado, venha conversar conosco e saiba como podemos te ajudar!

Se ainda tiver alguma dúvida, agende aqui a sua avaliação!

Agende aqui uma

avaliação